JORNAL DO

Jahu, abril de 2025
Almanaque vem do árabe "al-manakh", que significa “o lugar onde o camelo se ajoelha ou onde se apeia do camelo ou do cavalo para conversar e trocar informações”. Esta página é um espaço para assuntos vários: comunidade, atualidades, resumos sobre ciências, meio ambiente, história, música, literatura, artes plásticas e gráficas.
A ARTE LITERÁRIA DE WILSON MORAES REVELADA
NO LIVRO DE CRÔNICAS “EU LÁ FORA, AQUI DENTRO”

No dia 14 de março os brasileiros comemoraram a data do nascimento do escritor e poeta Castro Alves, autor dos versos: “Oh! Bendito o que semeia / Livros... livros à mão cheia.../ E manda o povo pensar! / O livro, caindo n’alma / É germe – que faz a palma, / É chuva – que faz o mar!”. E no dia 8 de março, com muita alegria, os jauenses que participam da vida artística da cidade e os sócios do clube comemoraram o lançamento do livro: “Eu lá fora, Aqui Dentro – Crônicas de um Oncopaciente na Pandemia” de Wilson Moraes, escritor que faz jus, com seu talento, aos versos do poeta.
Sabemos como uma obra artística literária pode enriquecer–nos no pensamento e na alma com novos conhecimentos, emoções e sentimentos; abrindo nossos horizontes para um novo olhar, uma nova compreensão de vivências e experiências bem diferentes das nossas, fazendo-nos sentir a vida de maneira muito mais sensível, plena e humana. É o que Wilson Moraes consegue fazer com seu jeito único de escrever.

Foto: Carolina Panini

Nascido em Jaú em 1976, de família de sócios do clube e muito querido na cidade pelos artistas e por inúmeros amigos, Wilson Moraes Silveira Neto iniciou seu caminho nas artes da escrita e da música como empreendedor artístico começando a vender convites e promover pequenas festas no final dos anos 1980 e começo dos anos 1990.
Em 1996, fez seu primeiro evento no antigo Flamingo’s, em Jaú. De lá para cá, nunca mais parou. Graduou-se em Direito e fez um ano de Comunicação Social. Foi editor e colunista do site Vejau, realizou todas as edições do Vejau Rock’n Gol e eventos de bandas locais, gerente e sócio do General Bar, sócio do Santo Bar, gerente comercial do Selo Engenho, diretor administrativo da Secretaria de Cultura de Jaú, gerente do Jahu Clube Campo, e produtor de shows nos Festivais de Inverno de Jaú por várias edições.
Atualmente é produtor da Caçambaria, das bandas Griswolds e Aroeira 1942 e da agenda do Empório Monet, além de representante comercial no ramo de bebidas, editor e colunista do site Jauclick
No dia 17 de março de autoria da vereadora Dra. Dani Rodrigueiro e do vereador Magesto, Wilson Moraes recebeu na Câmara Municipal uma Moção de Aplausos e Congratulações pelo lançamento do seu livro de crônicas "Eu lá fora, Aqui Dentro”

O lançamento do livro aconteceu na Caçambaria, onde inúmeros amigos da cidade compareceram e seus amigos músicos foram homenageá-lo com um excelente acompanhamento musical.
Pedindo a Deus que o sempre o abençoe em seu caminho, agradecemos a sua generosa colaboração para esta página, contando-nos um pouco de sua vida, de sua trajetória no mundo da música, da sua resistente luta contra o câncer e sobre os sentimentos que o fizeram tomar o rumo da arte literária.

“Olá, associados do Jahu Clube, fiquei muito feliz com o convite do jornal do clube para contar um pouco deste lançamento do meu livro que ocorreu no dia 8 de março, na Caçambaria Espaço Arte.
O Jahu Clube faz parte da minha história de vida. Frequentei muito na minha infância, fui em vários bailes e festas, promovi eventos no salão e em 2.017 fui convidado pelo Guilherme Gambarini para trabalhar com ele no Restaurante do Jahu Clube Campo onde fiquei até junho 2.020.
Em 12 de junho de 2.020 fui diagnosticado com câncer, em plena pandemia, onde começou a minha luta que perdura até hoje. A luta virou memória registrada nesta obra que lancei agora no começo de março, mais precisamente no dia 8, Dia Internacional da Mulher, dia mais propício, uma vez que as mulheres da minha família foram deveras importantes em minha vida e moldaram o meu caráter"

Na foto de Carolina Panini, Moraes com sua mãe Maria Lúcia

Na foto de Carolina Panini, com os
editores José Renato e Lea Prado
"O livro “Eu lá fora, Aqui Dentro – Crônicas de um oncopaciente na pandemia” teve a edição da 11 Letras de José Renato Prado e Lea Prado. O livro acompanha a minha trajetória nestes últimos quatro anos e meio de tratamento e junto com ele uma pandemia que assolou o mundo. As crônicas seguem uma linha cronológica, mas são independentes, alguns cheios de lembranças e alguns flashbacks da vida e posts que escrevi antes das minhas sessões de quimio que serviram de gatilho para toda obra."
"O lançamento foi diferente! Ficamos Caçambaria das 10h até as 20:30h. Houve show de manhã com o músico Fernando Nah e na parte da tarde um time de músicos jauenses formados por Adriano Milani, Carlão Francisquini, Paulo Pin, Arquimedes Ferreira, Murilo Fonseca, Leandro Vieira e Edinho Domingues.
A venda de 150 livros foi revertida ao Hospital Amaral Carvalho e 30 exemplares para a Pró-Meninas. O livro - que agora já está na segunda tiragem – é vendido na biblioteca da Caçambaria de segunda a sexta das 13h às 18h, ou reservado pelo telefone: 9 9778 4662"

Com Adriano Milani e Murilo Fonseca
no Hospital Amaral Carvalho

Na foto de Carolina Panini, com
o escritor João Prado e Célia Maria
"O lançamento do livro faz parte do projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo do Município de Jahu que ainda inclui cinco apresentações de músicos da cidade durante o mês de março nas alas do Hospital Amaral Carvalho e estamos fazendo um audiobook que tem o objetivo de incluir e facilitar as pessoas com deficiência visual para acessar a presente obra literária.
O AudioBook está sendo produzido pela Duas Mil Mãos Acessiblidades capitaneado por Adauto Caramano".
"O livro acompanha a minha trajetória nestes últimos quatro anos e meio quando diante de uma pandemia e um diagnóstico de câncer, encontrei na escrita, esperança e conexão. Os textos seguem uma linha cronológica, não sendo necessariamente uma história com começo, meio e fim. O livro trará textos independentes do tempo, atemporais, e alguns vários cheios de lembranças. No decorrer dos capítulos, posts das redes sociais que eu redigia antes de ir para as sessões de quimioterapia e que serviram de gatilho para o livro."
“Na minha cabeça e no meu coração, o tratamento nunca acabará. Sempre terá memórias e agora registradas neste livro até quando eu partir.”
Veja na galeria abaixo fotos de Cleo Furquim, da revista Etapa, tiradas durante o lançamento do livro de Moraes





CLIQUE AQUI
